Olá, tudo bem com você?

Espero que sim.

Hoje eu irei falar um pouco sobre o TED (TED: Ideas worth spreading).

O TED  é uma associação sem fins lucrativos que visa à disseminação de boas ideias no mundo. Os TED Talks são as apresentações de especialistas, estudiosos, empresários, etc., que tenham algo de bom para mostrar.

Mas antes de me aprofundar um pouco mais sobre o TED, é necessário ressaltar que:

     Cada vez mais a internet atinge mais o sistema educacional, e a escola, como instituição social, deve atender tais exigências do mundo moderno e proporcionar conhecimentos tecnológicos para que os alunos exerçam integralmente a sua cidadania.

    Entretanto, como sabemos que a sociedade em que vivemos apresenta erros, a escola pública não proporciona uma inserção da tecnologia nos sistemas de ensino-aprendizagem (Há uma certa preocupação quanto a isso, mas ainda não supre todas as necessidades de uma escola totalmente imersa no mundo da tecnologia.), e partindo do pressuposto que as crianças de famílias de baixa renda ou da classe trabalhadora só terão acesso a informação através da rede pública de ensino, percebemos o quão falho estamos sendo nesse quesito. Porém é necessário pensar que, em nossos dias atuais, esse conceito atual de “não inserção a tecnologia” vem sendo mudada, ainda que, existem em alguns casos, a falta total de conexão em algumas casa e/ou famílias.

     A utilização da tecnologia na educação implica novas formas de se comunicar, pensar, ensinar e aprender; por isso sua finalidade nas escolas deveria ser maior do que apenas algumas aulas interativas e coisas do gênero.

     Sendo assim, apenas implantar laboratórios de informática nas escolas não é a solução, mas é necessário que haja uma interação real com a internet e o meio como nos relacionamos hoje, pois até mesmo a sociedade pressupõe que os jovens já tenham esse conhecimento estabelecido, mas a verdade é que nem sempre é assim.

E é por meio dessa contextualização que venho falar sobre o TED.

O TED por sua vez, proporciona aos seus usuários uma série de palestras

Anualmente, o TED realiza três grandes eventos: a Conferência TED que ocorre a cada primavera em Vancouver,  e a Conferência TEDGlobal, que acontece a cada verão em Edimburgo, Escócia.

“A iniciativa TEDx concede licenças livres para as pessoas ao redor do mundo que desejam organizar eventos no formato TED em suas comunidades. Mais de 5.000 eventos TEDx foram realizadas, e as palestras selecionadas a partir desses eventos são transformadas em vídeos de TED Talks.”

    É interessante pararmos pra pensar o quão grande poder tecnológico de conhecimento pode ser transmitido a todo e qualquer pessoa que desfruta dos seus programas.

Sobre o TEDx, x = evento organizado de forma independente

   No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TEDx é um programa de eventos locais organizados de forma independente, que reúne  diferentes pessoas para compartilharem experiências no formato de  uma conferência  TED.
Em um evento do TEDx, há uma combinação de TEDTalks e palestrantes para gerar discussões profundas e conexões entre os participantes. Esses eventos são independentes, com público restrito e, em geral, local. Usa-se o termo TEDx para identificá-los, uma vez que o x significa “evento TED organizado de forma independente”. Ou seja, o TED Conferences provê orientações de como fazer um evento TED, mas a organização de um evento TEDx é independente.

   Nessa grande sociedade tecnológica e com o constante bombardeamento de  informações que sofremos a todo instante, é necessário buscarmos formas de compreender a grande massa de tecnologia e sociedade no qual estamos inseridos. Diante dessas circunstâncias, o TED busca, de alguma forma, transferir ou passar, de uma pessoa para um grupo de pessoas conhecimentos e experiências riquíssimas que não são vivenciadas facilmente,

Espero que gostem desse texto.

#LucasSilva