Educação + Tecnologia

       Educação, Sociedade e Tecnologia

       Estamos vivendo em uma era tecnológica que vem crescendo muito rápido em níveis absurdos.Todos os dias, ficamos de frente para novos dispositivos, os chamados gadgets que visam melhorar nossos dias. Nesta mesma era tecnológica, é preciso, sempre que possível, acompanhar o ritmo da tecnologia, que evolui a passos largos.

       As alterações vividas na sociedade contemporânea referente ao uso da tecnologia, as interações sociais e as novas demandas de mercado abrem portas para a inserção da tecnologia móvel em ambientes de aprendizagem, uma vez que a noção de tempo e espaço modificou-se na concepção das novas gerações.

       Os dispositivos móveis vêm sendo utilizados nas mais diversas áreas. Esta utilização tem se expandido, pois há uma natural evolução social em que as gerações anteriores tem se apropriado cada vez mais destas tecnologias, e as novas gerações, agora consideradas “nativos digitais”, já incorporam tais dispositivos como uma extensão do lar ou de seu próprio corpo.

        Na era educacional, essas novas tecnologias, destacam-se como uma grande aliada no processo de aprendizagem para as novas gerações auxiliando os professores a mediar os conteúdos e envolver os alunos no processo de aprendizagem.

Sabemos que existem diversos dispositivos que, em outras palavras, “fazem milagres.”

Lucas Silva

         Ao falarmos destes dispositivos em si, não só estamos destacando a importância do uso em sala de aula, mas também da grande importância para quem cria e/ou desenvolvem conteúdos para estes dispositivos. Seja  no desenvolvimento do dispositivo em sua fase mais bruta, até a lapidação do seu software embargado.

       Há alguns meses atrás soubemos que o Google Earth está adentrando-se nas escolas brasileiras. A gigante das buscas (Google), através de um programa educacional desenvolvido pela própria empresa. De acordo com os relatos de alunos que participaram deste projeto, as aulas de geografia deixaram de ser monótonas e passaram a ser mais atrativas e interessantes.

Clique aqui e confira este projeto do Google.

       É importante ressaltar que, devido a esta grande “Evolução Tecnológica”, as crianças de hoje estão mais aptas a vivenciar novas experiências em sala de aula, por meio destes dispositivos e incentivos, elas estão cada vez querendo mais a participar deste processo evolutivo tecnológico.

       Ao pararmos pra pensar, podemos perceber que os dispositivos e as maneiras de levar um determinado conteúdo ao seus plano de  ensino, assim como as novas tecnologias estão sendo cada vez mais inovados e cada vez mais utilizados.A autonomia do professor frente a qualquer recurso ou técnica de ensino também é uma competência a ser buscada na formação continuada de profissionais que desejem estar em sintonia com as mudanças do mundo frente à educação.

Obrigado por ler este pequeno artigo.

Compartilhe nas suas redes sociais.

Até logo.

#LucasSilva